Violino, Viola e Regência

Marcio Ferreira Rodrigues

Email

marcio.rodrigues32@yahoo.com

facebook.com/marcio.rodrigues32

Curriculo

Marcio Rodrigues iniciou seus estudos musicais aos nove anos de idade, na cidade de Cascavel/PR. Seu primeiro instrumento foi o clarinete que, dois anos depois, foi substituído pelo violino, sob a orientação de Nelsi Rodrigues e, posteriormente, Simone Savitzky.

No ano de 1996, residindo em Curitiba, ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná como aluno dos cursos de Licenciatura em Musica e Violino. Entre 1996 e 1998 foi aluno da professora Hildegard Sobbol Martins, uma das mais importantes professoras de violino do estado do Paraná.

Em 1998 transferiu-se para São Paulo onde cursou Graduação em Música (Bacharelado em Instrumento: Viola) na UNESP, tendo aulas com o Profs. Dr. Emerson di Biaggi e Ayrton Pinto. Em 2005, mudou-se para os Estados Unidos, onde foi aceito como aluno do curso de Mestrado da University of New Mexico, sendo aluno da professora Kimberly Fredenburgh. Tal curso foi terminado em 2008, com Distinção dada pela banca examinadora em sua prova final. Foi aluno de Regência Orquestral do renomado maestro Jorge Perez-Gomez na UNM e dirigiu a orquestra da Universidade do Novo México em diversas oportunidades.

Ainda na University of New Mexico, Marcio teve a honra de estudar com uma das maiores pedagogas do violino dos EUA, a professora Susan Kempter, com quem se formou Especialista em Pedagogia de Cordas pela UNM.

Marcio foi músico da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por seis anos (1999/2005) e, durante este tempo, teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais importantes maestros e solistas da atualidade, tanto brasileiros como estrangeiros.

Apontado como destaque musical do ano de 1995 pela Secretaria de Cultura do município de Cascavel, em 2001 foi um dos ganhadores do concurso “Jovens Solistas”, realizado na cidade de Piracicaba/SP.

Como solista, atuou com diversas orquestras no Brasil, Estados Unidos e na Itália: orquestras dos festivais de Campos/RJ e Brasília/DF, Orquestra Antunes Câmara nas cidades de São Paulo, Salvador e Campos/RJ. Na Itália, durante o Tuscia Opera Festival (Roma e Viterbo), foi primeira viola da orquestra do festival e solista junto da mesma orquestra, em 2007. Nos Estados Unidos, foi vencedor por três anos seguidos do Viola Competition da University of New Mexico e, no ano de 2006, foi o vencedor do UNM Concerto Competition, tendo como premiação um concerto solo frente à orquestra da universidade. Ainda em 2007, atuou como solista com a San Juan College Symphony, em Farmigton/NM.

No ano de 2008, foi convidado a dar aulas de viola e atuar como solista frente à orquestra do Saltnote Stageworks Summer Music Festival em Washington D.C.

Participou de inúmeros cursos e master-classes com alguns dos maiores nomes da viola do nosso tempo, como Joseph de Pasquale (Curtis institute of Music/ Philadelphia Orquestra), Wilfred Strehle (Berlim Philharmonic), Lawrence Dutton (Emerson String Quartet), Ida Kavafiam (Solista Internacional), John Graham (Eastman School of Music), William Magers (Arizona State University), Allegra Askew (Santa Fé Opera), Paulo Bosisio (Universidade Federal Fluminense), Laura Wilcox (Florida State University) e Pamela Ryan (Florida State University), dentre outros.

Marcio foi primeira viola da UNM Symphony Orchestra entre 2005 e 2008. Como músico convidado, atuou junto a diversas orquestras americanas, como Santa Fe Symphony Orchestra, San Juan Symphony (Co-principal viola), Albuquerque Chamber Soloists, Santa Fé Pro-Musica (Co-principal viola), Canticum Novum (Principal Viola), Rowan Symphony Orchestra (Co-principal viola) e Saltnote Symphony Orchestra (Principal viola).

Durante os anos de 2007/2008, Marcio foi musico da New Mexico Symphony Orchestra, por conta da “Kurt Frederick Fellowship” da University of New Mexico, e, entre 2005 e 2006, foi violista do Abe Franck Graduate String Quartet.

No período em que voltou dos EUA trabalhou um ano como musico convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Camerata Antiqua de Curitiba.

Prof. Marcio foi violinista spalla da Orquestra Sinfônica de Sergipe e Regente da Orquestra Jovem de Sergipe no período de 2009 a 2015. Foi professor de violino e viola no Projeto Cordas do Paraná, ministrando aulas nas cidades de Pinhais e Tunas do Paraná. Atualmente é spalla da Opera Orchestra Curityba e Violista convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Dentre seus professores de regência Orquestral destacam-se os maestros Miguel Angel Gilardi ( ARG ), Luiz Szaran ( PAR ), Samuel Kerr ( UNESP ), Guilherme Mannis ( ORSSE ), Daniel Nery ( UFS ) e Jorge Perez-Gomez ( UNM- EUA).